quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como extrair o máximo de um curso de gerenciamento de projetos


Com um pouco de dedicação extra e um plano a seguir, é possível potencializar o aprendizado adquirido em um curso de gerenciamento de projetos. Vamos imaginar duas situações. Se você se encaixar em alguma delas, então preste atenção neste artigo.

a) Você é um gerente de projetos que está ativamente envolvido em um projeto
Não significa que você, necessariamente, tenha um certificado PMP, e sim que você gerencie projetos com uma certa regularidade. Você  planeja  gerencia em equipe, gerencia riscos e encaminha projetos para a conclusão.
b) Você não é um caçador de PDU
Um caçador de PDU é alguém que não se importa muito com o curso que está sendo oferecido, desde que venha com alguns PDU's no final. Conheço uma pessoa que é dona de uma empresa de treinamento em gestão de projetos. Ela diz que uma das primeiras perguntas que os interessados fazem é “quantos PDUs o curso oferece”? Para esses, não importa o tema do curso, quem é o professor ou o que vão aprender, mas sim quantos PDUs eles terão quando completarem o curso.
7 passos para extrair o máximo de um curso de Gerenciamento de Projetos
Os passos a seguir permitem que você tire o máximo proveito de qualquer curso de gerenciamento de projetos que pretenda fazer:
1) Escolha um tema em que queira se aprofundar
Parece óbvio, mas, como dissemos antes, há muitos gerentes de projetos que estão interessados apenas nos PDUs que vão receber. Para tirar o máximo proveito de qualquer curso de gerenciamento de projetos, escolha um que seja de grande interesse para você. Pode ser um curso que apresente soluções a desafios relacionados ao seu dia a dia. Ou então uma nova área para a qual você queira direcionar sua equipe, como uma nova metodologia de gerenciamento de projetos ou um novo processo que reduza o tempo para completar projetos. O objetivo é estudar algo que realmente queira saber e que seja aplicado imediatamente no seu trabalho.
2) Escolha o formato em que você aprende melhor
Há muitos formatos diferentes de cursos de gerenciamento de projetos. Tem o curso presencial, com um  instrutor que conduz a classe, e o companheirismo que surge do trabalho em grupo de gerenciamento de projeto. Outro formato é o mais individual, em que você pode baixar o curso no celular ou tablet e aprender no seu próprio ritmo, no conforto do lar. Uma terceira opção é um curso on-line, como um webinar, com interação em tempo real e a possibilidade de fazer perguntas. É preciso encontrar o formato com o qual você aprende melhor.
3) Escute para aprender, não só para ganhar
Ganhar PDUs é um requisito muito importante para manter atualizada sua certificação como gerente de projetos. No entanto, isso não deve ser sua prioridade. Existem duas experiências de aprendizagem muito diferentes. Quem quer aprender vai com calma, faz perguntas, ouve uma vez, duas, e contesta as afirmações que são feitas. Quem está preocupado em ganhar PDUs fica mexendo no celular, faz outras coisas ao mesmo tempo e, no final, pergunta o que precisa fazer para pegar seus PDUs. Se quer tirar o máximo proveito do seu curso de gerenciamento de projetos, encare como fonte de aprendizagem. Os PDUs são consequência.
4) Pergunte como usar o conhecimento na prática 
Ao longo de todo o curso, sempre pergunte como aplicar a informação aprendida. É por isso que você escolheu tão bem o tema, como recomendamos na etapa 1. Esta é a razão pela qual o curso foi escolhido. Pergunte como a informação nova resolve um problema para que você possa testar. Ou pergunte como a novidade pode tornar um processo mais suave, mais fácil ou mais rápido, e como isso pode ser implementado em sua empresa.
5) Implemente imediatamente
Como você se sente depois de ter frequentado um curso de gestão de projetos tão interessante? Empolgado? Otimista.? Pronto para começar.? Aproveite imediatamente esse impulso na sua empresa antes que ele vá embora. Por que iria? Porque as pressões, as rotinas, o estresse e o volume de trabalho podem rapidamente acabar com a empolgação. Nesse momento, você deve ter um plano para aplicar o conhecimento do curso em seu departamento ou empresa. É a hora de fazer algumas mudanças e melhorias.
6) Compartilhe o conhecimento com os outros
Nem todo mundo na equipe pode participar do mesmo curso de gerenciamento de projetos que você. Tome o cuidado de anotar as informações principais que deseja compartilhar para que todos possam ver o benefício de aplicar na empresa o que você aprendeu. Essa pode ser uma ótima maneira de qualificar seu departamento inteiro, uma vez que todos absorvem, compreendem e aplicam o que você aprendeu no curso de gerenciamento de projetos. E isso não para com você. Provavelmente sua agenda não permitirá que faça todo e qualquer curso de gerenciamento de projetos que ache interessante.
7) Repita
Uma vez que você fez seu primeiro curso, implementou as mudanças e compartilhou o conhecimento com os colegas, certamente vai querer fazer outros cursos. Se você é um gerente de projetos PMP, vai descobrir que não precisa pensar em ganhar PDUs. Os PDUs são subprodutos de sua experiência educacional, e serão adicionados ao seu portfólio automaticamente.
É preciso esforço para tirar o máximo proveito de um curso de gerenciamento de projetos? Sim. Mas a recompensa supera de longe o esforço investido no curso. Seu trabalho como gerente de projetos se tornará mais fácil à medida que as melhores práticas sejam implantadas na sua empresa.
Fonte: projectbuilder.com

0 comentários:

Postar um comentário